sexta-feira, 6 de março de 2009

O Poeta Anthero Monteiro na ESOD

Anthero Monteiro, a Poesia, os Alunos

--- SEMANA DA LEITURA ---

Nos dias 2 e 4 de Março, os alunos dos 7º e 8º anos, bem como professores apreciaram prazeirosamente momentos de poesia propiciados pelo poeta Anthero Monteiro.
Com a colaboração dos alunos e do professor Rafael Tormenta, o poeta leu alguns poemas seus, salientando a importância do papel da leitura na formação de um escritor. Foi envolvendo os alunos no seu percurso como escritor.
Na Workshop para os professores, Anthero Monteiro fez uma apresentação em powerpoint sobre o que é a poesia, como deve ser feita a leitura e treino.
Até 19 deste mês, podem ser adquiridas, na BE/CRE, algumas das suas obras, de que destacamos A Sara Sardapintada, Esta outra Loucura: 50 Poetrix, A Canção de Guerra contra a Guerra, Canto de Encantos e de Desencantos, títulos da Corpus Editora. Salientamos, igualmente, o seu blogue A Praça da Poesia, amplo divulgador de poesia. Deixamos aqui o convite a que caminhem por lá.
Esta actividade
foi promovida pela BE/CRE, em parceria com o Departamento de Línguas.
Por impossibilidade de datas, inserida também nas actividades desta semana, o 3º Concurso de Leitura decorrerá a 25 de Março, pelas 18:30h, na BE/CRE, destinado a toda a comunidade educativa.

Anthero Monteiro (1946- ) é "Autor de vários livros de poesia. Uma vida a divulgar a poesia e os poetas. Coordenador de vários eventos literários: Quartas Mal-Ditas (Clube Literário do Porto), Onda Poética (Espinho), Quarto Crescente (S. Paio de Oleiros). Participou em muitos outros, como nas Noites do Pinguim, e colabora, há cerca de 10 anos, nas Quartas de Poesia do Púcaro's Bar, também no Porto. Poesia partout, everywhere. Sempre." in http://www.pracadapoesia.blogspot.com/