domingo, 12 de maio de 2013

Sessão Skype entre a escritora Mª Teresa Maia Gonzalez e alunos dos 7º, 8º e 10º anos

 

No dia 8 de maio, pelas 10h05, decorreu, no Auditório da ESOD, a 3ª sessão Skype entre a escritora Mª Teresa M Gonzalez e alunos dos 7º, 8º e 10º anos.

  sessão skype 10º

sessão skype 7º_8º

Num clima animado e de à-vontade, os alunos fizeram perguntas à escritora, relativas a questões suscitadas pelas leituras efetuadas, quer da sua bio/bibliografia, quer das obras abordadas.
Mª Teresa esclareceu os alunos do secundário quanto à abordagem recorrente nas suas obras das temáticas da morte e das doenças mentais, dizendo que o faz para que sejam encarados de um modo natural, pois fazem parte da vida e, como tal, não devem ser tratados como tabu. Igualmente o tema da família, a qual considera uma Instituição Divina.
Escreve preferencialmente para um público jovem, visto lembrar bem a sua própria adolescência, os seus gostos, o que detestava e, dos seus tempos de professora, do contacto com os jovens, ficou a vontade de escrever sobre e para os jovens, embora também tenha livros para a infância e para os mais velhos. Tem 124 livros publicados, com alguns títulos traduzidos em várias línguas, entre elas búlgaro, húngaro, mandarim.
A propósito da obra A Cruz Vazia, simbolizando a falta de fé no país e no mundo, a autora explanou a questão da fé. Na sua opinião, um grande número de pessoas sente necessidade de algo que a transcenda, de infinito, de absoluto, sente necessidade de perfeição, embora não o consiga traduzir por palavras. Acredita que o ser humano foi feito para o infinito e que a vida não é só aquilo que vemos. Todos nós somos amados por Quem nos criou.
Quanto a Contemplação da Coroa, é o único livro baseado em factos verídicos, a infância da autora, mais especificamente o contacto com a violência.
No que diz respeito às obras Cartas da Beatriz e A Lua de Joana, abordam temas como bullying e drogas, infelizmente recorrentes entre os jovens. Cartas da Beatriz retrata a violência, presente nas escolas desde há muito. A autora apelou para as aprendizagens da vivência em paz, à não-violência, à resolução dos problemas pacificamente. Ainda relacionado com esta obra, referiu que as grandes viagens que empreendemos são as que fazemos dentro de nós e ao encontro dos outros, como é o caso da personagem principal, Beatriz, que revela uma grande coragem ao fazer a viagem de aproximação ao pai, ao decidir-se começar a escrever-lhe.

sessão skype 8º_SaraOs alunos do 8º ano, a maioria dos presentes a frequentar o ateliê Ler Sem Medo, apresentaram à escritora trabalhos que realizaram à volta da sua bio/bibliografia, bem como da obra A Lua de Joana, Mª Teresa manifestou o seu apreço pelos textos, pela autenticidade neles presente, baseados em experiências reais dos alunos. Mencionou o tema central da solidão, bem como os caminhos de autodestruição presentes no livro A Lua de Joana., pela falta de atenção dos outros, a estima, o amor. Chamou a atenção para a importância de se dedicar tempo aos que nos rodeiam, estar disponíveis para os outros, desenvolvermos a capacidade de acreditar e de confiar nos outros.
Finalizou a sessão, agradecendo a presença participativa dos alunos e professores e desejando a todos as maiores felicidades.

SolRosa vermelhaMeia-lua a dormir

O nosso agradecimento a Maria Teresa Maia Gonzalez
pela sua amável disponibilidade para mais esta sessão skype
com livros, afetos e lições de vida
num encontro enriquecedor de cada um consigo/com o outro, igualmente proporcionado pela orientação
nas leituras/ trabalhos efetuados
por parte dos profs Eugénia Teixeira (7º ano), Isabel Neto (8º ano)
e, no 10º ano, Gisela Couto, Lourdes Silva e Castro Alves.
Registe-se a intervenção da BE,
em parte de aula de português dos 8º anos,
no convite à reflexão sobre uma passagem do livro A Lua de Joana,
bem como sugestão de modos de atuação/práticas saudáveis
perante situações de solidão, desespero. Como testemunho presencial, muito positivo, as turmas ouviram a Francisca e o Bruno, dois alunos do 9º ano, que frequentam o ateliê de Relaxamento e vivenciaram 5m de meditação/visualização criativa, orientadas pelo prof. responsável João Carlos Silva, a quem igualmente agradecemos a disponibilidade e amável colaboração
Rosa vermelha