segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

“Para a Eternidade”, de Marta Neves

Dias 5 (15h10) e 10 (14h15) de fevereiro, no Auditório da ESOD, os alunos do 8º ano tiveram a oportunidade de refletir acerca de temas respeitantes à adolescência, junto da jovem escritora Marta Neves, autora do livro Para a Eternidade, versando a sexualidade, a violência/ doméstica, a depressão, a morte, o suicídio, entre outros.
A escritora referiu o seu percurso enquanto aluna/ escritora, as dificuldades na publicação de um livro, nomeadamente por editoras de renome, o prazer da leitura e a importância de ler muito para quem se queira tornar num escritor. Dos seus escritores favoritos, destacou escritores australianos da atualidade, como por exemplo Markus Zusak. Da literatura americana, expressou o seu encanto pelo livro “Por Favor Não Matem a Cotovia”, de Harper Lee.
Houve muita interação durante as duas sessões, incluindo um jogo de perguntas e respostas para se apurar os premiados com um livro da escritora, os alunos Mariana Costa e Jorge Miguel Amaral.
Estas sessões foram do agrado de todos. Os nossos agradecimentos

  8L 8L_
 

8K L

8K L _

Os alunos do 8ºJ consideraram muito interessante a interação e ligação que a escritora manteve com os alunos durante o encontro; gostaram da forma como se inspirou para escrever o livro e do jogo final. Este encontro com a escritora valeu a pena porque gostaram da forma como a escritora contou o seu percurso relativamente à escrita, o que os fez sentirem-se inspirados e com vontade de ler e escrever mais. Para os alunos do 8º L foi interessante saber o que a escritora vai fazer no futuro, as informações sobre o novo livro, o jogo e as respostas às questões dos alunos. Gostaram de conhecer uma jovem escritora que lhes deu "dicas" para perseguir os seus sonhos.

Autor: Marta Neves
Número de páginas: 384
2ª Edição: 2011

 

Para a Eternidade retrata uma história de amor entre dois adolescentes oriundos de contextos sociais distintos, que se conhecem na melancólica cidade do Porto.
Maria é uma menina bastante peculiar: criada num ambiente em que o luxo se sobrepõe sempre ao apoio familiar, desenvolveu uma certa insegurança em relação às pessoas que a acompanham na vida. É então que conhece Gabriel: um rapaz humilde, proveniente de um contexto familiar destroçado em que a violência, o alcoolismo, a depressão e a falta de recursos estão sempre presentes.
Maria é o primeiro amor de Gabriel, mas será Gabriel o de Maria? Cansada de perder, desde pequena, toda a gente que a rodeia, Maria descobriu uma forma de nunca mais voltar a ficar sozinha - um amigo imaginário com quem criou toda uma história de vida e que ama incansavelmente. O que acontece quando Gabriel e Maria tentam desenvolver a sua relação amorosa? Irá o amigo imaginário de longa data intrometer-se entre os dois? Ou será que, agora que envolvida numa verdadeira relação, a adolescente consegue deixá-lo de parte? Para a eternidade ilustra as batalhas interiores que Maria e Gabriel vão enfrentando no desenrolar da sua relação, num Mundo em que amar é, por vezes, um risco demasiado grande? Afinal, será uma promessa de eternidade um peso demasiado árduo para suportar.

in edita-me, [2/02/2014]


 

Marta Neves, atualmente estudante em Relações Internacionais na Universidade do Porto, é natural de Lisboa, nascida em 1991, tendo começado cedo a sua caminhada pelo mundo das palavras. Aos doze anos escreve o seu primeiro romance, adaptado a uma peça de teatro levada à cena na Escola Secundária Filipa de Vilhena, que frequentava, e aos catorze anos, escreve a primeira obra que vê publicada pela Edita-Me editora, "Para a Eternidade", hoje na segunda edição.

in edita-me, [2/02/2014] (adaptado)