quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Concurso Nacional de Leitura – 2014/15 – 9ª edição

  image

Reader sensitivity / Sensibilidad lectora (autor?),
in
Lecturimatges: la lectura en imatges
[31/10/2012]

Primeira Fase (Fase das Escolas) a decorrer durante o 1º período, início do 2º, na Escola Secundária Gaia Nascente. A 14 de janeiro, pelas 14h30 (50m), realizam-se as provas no Auditório da escola. A fase distrital será em abril. A última fase, a nível nacional, acontece em maio e será transmitida pela RTP.

As obras selecionadas para leitura são

1º escalão – 3º ciclo

. “Cartas da Beatriz”, de Mª Teresa Maia Gonzalez

Cartas da Beatriz

Em registo de romance epistolar, a Autora conduz-nos ao mundo do bullying, no feminino. A história perpassa os problemas de uma jovem de 14 anos, a Beatriz, que vive atormentada pelas constantes agressões de um grupo de três colegas da sua escola que, a cada dia que passa, vão transformando a sua vida num autêntico pesadelo que gera o pânico. Beatriz vê-se impotente e recorre ao seu pai, escrevendo-lhe. Porém, só consegue fazer-lhe chegar a última carta…

. “A Pérola”, de John Steinbeck / versão digital aqui (port. do Brasil)


Baseada num conto popular mexicano, A Pérola constitui uma inesquecível parábola poética sobre as grandezas e as misérias do mundo tão contraditório em que vivemos. É, assim, a história comovente de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu… levando com ela os sonhos bons e maus que representava, mas é também a história de uma família e da solidariedade especial entre uma mulher, um pobre pescador índio e o filho de ambos.
A Pérola

2º escalão – secundário

. “O Alienista”, de Machado de Assis / versão digital aqui

O Alienista

Quando o Dr. Simão Bacamarte, médico psiquiatra, homem da ciência, constrói um asilo em Itaguaí, nada faria prever os acontecimentos que lhe sucederam. "Eram furiosos, eram mansos, eram monomaníacos, era toda a família dos deserdados do espírito." Mas quem, afinal, eram os loucos? Neste conhecido conto da literatura brasileira, Machado de Assis reflete sobre a fronteira entre a sanidade e a loucura, ao mesmo tempo que constrói um retrato crítico da sociedade da época.

. “A Pérola”, de John Steinbeck

in http://www.wook.pt, [23/10/2014]

Consulta aqui os regulamentos do concurso

PARTICIPA! INSCREVE-TE, na Biblioteca,
ATÉ 16 DE DEZEMBRO!