sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sensibilização à Poesia, pelo poeta Rafael Tormenta

 

flores                                                                                        fotos i.s.

No Auditório da ESGN, no dia 10 de fevereiro, pelas 14h30m, decorreu uma  sessão de sensibilização à poesia, destinada aos alunos do 10º ano/ ensino regular, dinamizada pelo poeta, professor da ESGN, Rafael Tormenta, que muito tem contribuído para a divulgação da Poesia na sua área de docência, como membro da equipa da BE-ESGN e também como “dizeur” em tertúlias, por todo o distrito do Porto.

WP_20150210_024

Após dar a conhecer o objetivo da sessão, a sensibilização para a Poesia, através da leitura de poemas, o prof. Rafael Tormenta declamou poemas, maioritariamente de poetas portugueses, entre outros, “A Arte Poética”, de António Ramos Rosa, “Coral”, de Sophia de M Breyner Andresen, “Cantiga, Partindo-se”, de João Roiz de Castelo Branco, “Declaração de Amor”, de Carlos Drummond de Andrade, “Frutos”, de Eugénio de Andrade, “Tam”, de Almada Negreiros, “Poema do Gato”, “Poema do Fecho Éclair”, “Poema do Amor”, de António Gedeão, “E depois?”, de Anthero Monteiro, “Quatro mil soldados”, de Sebastião da Gama, “Todos os homens são maricas quando estão com gripe”, de António Lobo Antunes. Disse igualmente algumas quadras populares, incluindo do poeta António Aleixo.
Alguns poemas tiveram igualmente a leitura participada dos alunos presentes nesta sessão dedicada à Poesia.

 

Para uma boa dicção de textos, o prof. Rafael Tormenta exemplificou alguns exercícios vocais e respiratórios, habituais entre atores, locutores.

Foram igualmente declamados poemas de Amor de Albano Martins, a quem a Biblioteca Municipal de VNG está a prestar homenagem e a que a BE-ESGN também se associou.

Finalmente, todos os alunos foram convidados a participar na leitura expressiva, conjunta, do poema “Para os braços da minha mãe”, de Pedro Abrunhosa.

Esta sessão foi do inteiro agrado de todos os presentes, alunos e professores acompanhantes.

 

WP_20140820_004

os nossos agradecimentos
ao prof. Rafael Tormenta
pelos belos momentos dedicados à Poesia