quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Sessão de apresentação do livro “A Mulher mais Livre da História na Poesia Portuguesa”, de Francisco Martins

 

A Mulher Mais Livre

No dia 2 de dezembro, decorreu, no auditório da escola sede do AEGN, a sessão de apresentação da coletânea de poemas dedicados à Virgem Maria, de Francisco Martins, que abrange poemas do séc. XVIII ao séc. XXI. Esta apresentação foi feita pela professora Rosário Jacob. Quanto ao autor desta antologia, foi salientada pela professora bibliotecária da ESGN a ampla colaboração do professor Francisco Martins, quer no alargamento da coleção da BE-ESGN, tanto com livros de análise literária da sua autoria como de outros temas, quer no âmbito da animação da leitura e na elaboração do Dossiê Temático Digital, acessível a toda a comunidade educativa do AEGN. Igualmente foi lida ao professor Francisco a mensagem enviada pelo professor Rafael Tormenta (ausente por motivos de saúde), que aqui transcrevemos:

 

“Meu tão estimado colega:
Ainda tive alguma esperança de que durante esta tarde eu pudesse estar em condições de poder comparecer hoje.
Mas, na realidade - (…) - não consegui encontrar espaço.
Espaço para escrever alguma coisa: fosse sobre a "liberdade" de Santa Maria, sobre as tradições celtas das divindades femininas tão enraizadas em Portugal, sobre as inúmeras romarias a "tantas"Nossas Senhoras" de norte a sul de Portugal - facto de estudo interessante quando os cristãos afinal, são monoteístas e têm um só Senhor Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, ou ainda para escrever sobre o facto de qualquer ser humano, cristão, ateu ou agnóstico, usar expressões verbais do tipo " Bailha-me a Sinhora da Agrela!",  " Maria Santíssima!", entre outras.
Mas para uma abordagem correta, profunda e entusiasmante, remeto inicialmente para a tua introdução, onde esclareces de forma ilustre como " A flor de Deus", tão singelamente - seguindo as linhas e a metodologia que adotaste -  surge como "A Rosa dos Poetas". O que se pode depois alcançar ao longo dos poemas e autores que selecionaste para a antologia - um livro que nos enleia o espírito e o coração.
Enfim. Tudo o que se não fizer no dia de Santa Maria, far-se-á noutro dia, diz o nosso povo. Estarei ao teu dispor noutras ocasiões.
E - para terminar à maneira de desafio - te digo que fico desde já à espera de um segundo volume, centrado na poesia Mariana Livre do séc. XXI. É só continuar mais um pouco!
Um grande abraço de Parabéns”

WP_20151202_010 foto 2_

O livro “A Mulher mais Livre da História na Poesia Portuguesa” foi publicado pela Sinapis Editores. Um terço das vendas destina-se à Fundação AIS, organização dependente da Santa Sé que se dedica a apoiar projetos de cunho pastoral, auxiliando refugiados de vários países.
Esta antologia estará à venda durante a Feira do Livro, organizada pela BE-ESGN, que irá decorrer de 11 a 16 do corrente mês.

---------------------- ~ ~Rosa vermelha ~ !Parabéns ao autor! ~ Rosa vermelha~ ~ ------------------------