quarta-feira, 8 de junho de 2016

Cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2016 – BMVNG, 02/06/2016

A cerimónia de Entrega de Prémios do 17º Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2016 decorreu na Sala de Exposições da Biblioteca Municipal de Gaia, no dia 2 de junho, pelas 14h30.
Participaram, nesta 6ª edição a nível do concelho,  as comunidades educativas de 12 dos 18 agrupamentos/ escolas de Vila Nova de Gaia – António Sérgio, Carvalhos, Diogo de Macedo, D. Pedro I, Dr. Costa Matos, Escultor António Fernandes de Sá, Gaia Nascente, Madalena, Soares dos Reis, Valadares e as escolas secundárias Almeida Garrett e Arquitecto Oliveira Ferreira – com 66 poemas a concurso/ 2ª FASE.
Na presença do Diretor da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, dr. Alberto Moreira, das poetisas Virgínia Monteiro e Odete Boaventura, 2º Júri deste concurso, bem como do vereador, dr. Delfim Sousa, procedeu-se à atribuição de prémios aos vencedores. Também estiveram presentes a professora bibliotecária Isabel Seca e o professor José Rafael Tormenta, da escola organizadora, secundária Gaia Nascente, e a coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares de VNG (CIBE), drª Mª João Castro.


fotos disponibilizadas pela BMVNG, sr. vereador Dr. Delfim Sousa e CIBE/ VNG Drª Mª João Castro
Na abertura, o dr. Alberto Moreira proferiu palavras de louvor a todos os envolvidos neste projeto. A profª Isabel Seca congratulou todos os participantes, agradecendo a todos os que sempre têm contribuído para que esta iniciativa seja bem sucedida. Por sua vez, o prof. Rafael Tormenta dirigiu as suas palavras de incentivo à continuidade na participação dos mais novinhos, alargada a todos os presentes.
Seguidamente, os premiados leram expressivamente os seus poemas e, na ausência de alguns, a poetisa Odete Boaventura leu os respetivos poemas. Simultaneamente, receberam o prémio da BMVNG, pela mão da drª Alzira Moreira e da drª Paula Barbosa, presente no dia do seu aniversário e a quem foram cantados os parabéns.
Do final desta cerimónia, destacam-se as palavras de enaltecimento a este concurso, proferidas pelo vereador, dr. Delfim Sousa, que salientou a relevância da sua continuidade. Também a coordenadora interconcelhia elogiou o evento, a equipa da escola organizadora do concurso, todos os professores de português e professores bibliotecários, assinalando o número muito significativo de agrupamentos/ escolas concorrentes.
Destacamos a Antologia digital- link aqui,  também em formato epub- link aqui, já disponibilizada no site deste projeto de “Poesia em Gaia”- link aqui.
Rosa vermelha  .uma tarde que a todos encantou.  Rosa vermelha
Felicita-se todos os que contribuíram para a realização deste Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2016, membros das equipas das Bibliotecas Escolares, apreciadores de poesia das comunidades educativas envolvidas, muito em especial professores de português, pelo trabalho permanente de sensibilização à poesia, e todos os professores que incentivaram a participação e partilha dos poemas a concurso. Um agradecimento aos professores bibliotecários, pela recolha dos poemas, num trabalho concelhio colaborativo e um louvor especial às poetisas Virgínia Monteiro e Odete Boaventura.
A todos os envolvidos neste projeto pela instituição Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, agradecemos também por toda a disponibilidade e preciosa colaboração.
Muitos parabéns a todos!
Red rose
. A escola organizadora entregou diplomas a todos os premiados .