domingo, 11 de junho de 2017

Cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2017, BMVNG, 07/06/2017

No dia 7 de junho, pelas 14h30, realizou-se a cerimónia de entrega de prémios do 18º Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2017, na Sala de Exposições da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia.
Nesta 7ª edição do concurso, participaram  as comunidades educativas de 12 dos 18 agrupamentos/ escolas de Vila Nova de Gaia – António Sérgio, Canelas, Carvalhos, Diogo de Macedo, D. Pedro I, Dr. Costa Matos, Escultor António Fernandes de Sá, Gaia Nascente, Madalena, Soares dos Reis, Valadares e a escola secundária Almeida Garrett – com 72 poemas a concurso/ 2ª FASE.
Nesta cerimónia estiveram presentes as poetisas Virgínia Monteiro e Odete Boaventura, 2º Júri deste concurso. Em representação do Diretor da Biblioteca Municipal de Gaia, Dr. Alberto Moreira, esteve presente a Dr.ª Alzira Moreira. Por parte da BMVNG também se contou com a participação da Dr.ª Paula Barbosa. Igualmente com dois elementos da escola organizadora, secundária Gaia Nascente – prof.ª bibliotecária Isabel Seca e o prof. José Rafael Tormenta -, e com o Diretor do agrupamento de escolas Gaia Nascente, prof. Sérgio Afonso. Estiveram também presentes a Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares de VNG, Dr.ª Mª João Castro e a Sr.ª Vereadora da Educação,  Dr.ª Elisa Cidade.



A Dr.ª Alzira Moreira deu início à cerimónia, elogiando todos os envolvidos neste projeto, bem como a equipa da escola organizadora do concurso. A prof.ª Isabel Seca felicitou todos os participantes, agradecendo a todos os que sempre têm contribuído para que esta iniciativa seja bem sucedida. Por sua vez, o prof. Rafael Tormenta mencionou o significado da palavra Poesia  e a sua importância nas nossas vidas, num diálogo permanente com todos os presentes. Incentivou à continuidade na participação dos mais novinhos, alargada a todos.
Seguidamente, os premiados leram expressivamente os seus poemas. Na ausência de alguns, a poetisa Odete Boaventura leu os respetivos poemas. Simultaneamente, receberam o prémio da BMVNG, pela mão da Dr.ª Paula Barbosa, por si primorosamente preparado.
No final, a Dr.ª Alzira Moreira deu por encerrada a cerimónia, após a Dr.ª Elisa Cidade ter elogiado esta iniciativa, assim como todo o trabalho envolvido por parte dos professores de português e professores bibliotecários. Aqui deixamos agradecimentos à Câmara Municipal na pessoa da Sr.ª Vereadora da Educação, por ter facultado o transporte para quatro turmas premiadas. Igualmente à Dr.ª Mª João Castro pelos vários incentivos relativos à concretização de mais esta edição deste concurso.
Destacamos a Antologia digital - link aqui, também disponibilizada no site deste projeto de “Poesia em Gaia” - link aqui.
 .uma tarde que a todos cativou.
Felicita-se todos os que contribuíram para a realização deste Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2017, membros das equipas das Bibliotecas Escolares, apreciadores de poesia das comunidades educativas envolvidas, muito em especial professores de português, pelo trabalho permanente de sensibilização à poesia, e todos os professores que incentivaram a participação e partilha dos poemas a concurso. Um agradecimento aos professores bibliotecários, pela recolha dos poemas, num trabalho concelhio colaborativo e um louvor especial às poetisas Virgínia Monteiro e Odete Boaventura.
A todos os envolvidos neste projeto pela instituição Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia agradecemos também por toda a disponibilidade e preciosa colaboração.

A CIBE de VNG ofereceu uma fitinha a cada premiado
"Encontro marcado na BE"
. A escola organizadora entregou diplomas a todos os premiados .

. Muitos parabéns a todos .