sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

image

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro.

Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.

85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres. A violência doméstica contra as mulheres abarca vítimas de todas as condições e de todos os estratos sociais e económicos. As vítimas de violência doméstica em Portugal podem recorrer à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima).

No dia 25 de novembro (sábado), pelas 14h30, no edifício Paços do Concelho – Câmara Municipal – decorrerá a iniciativa inspirada no movimento “Silent Witness”, desenvolvida localmente pela Câmara Municipal de Gaia, para homenagear de forma simbólica as 22 mulheres vítimas de violência doméstica, assassinadas em Portugal, em 2016.

Origem da data

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde 1999 que se tem celebrado este dia pelo mundo.

A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, na República Dominicana.

in https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-para-a-eliminacao-da-violencia-contra-as-mulheres/, [22/11/17], (adaptado)

Logo for the 16 Days of Activism against Gender-Based Violence campaign

Pela ONU, 16 dias de ativismo contra a violência baseada no género, com início a 25 de novembro e a terminar a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

image