quinta-feira, 8 de março de 2018

Ana Luísa Amaral no Agrupamento Gaia Nascente

A escritora Ana Luísa Amaral encontrou-se a 28 de fevereiro de manhã com as duas turmas dos cursos regulares de 12º ano.
                 

fotos de Bruno Martins e Diogo Peniche / Curso de Multimédia- 12º ano

O encontro, coordenado pelo professor Rafael Tormenta em colaboração com a Biblioteca Escolar, foi bastante animado, pois os alunos tinham já estudado durante a semana anterior uma parte da obra poética da autora, no âmbito do atual programa de Português.
Cada uma das turmas leu um poema em jogral, o que foi bastante apreciado pela poeta que foi bastante questionada sobre a sua obra e sobre a sua carreira.



Vários alunos puseram uma série de questões sobre diferentes assuntos.
A escritora exteriorizou o seu contentamento com este debate e os alunos, para além da poesia, manifestaram o seu apreço pelo modo como Ana Luísa Amaral abordou não só temas de índole literária, mas também, de forma sincera, outras problemáticas como as questões de género, de cidadania, de violência e da relação com os outros.
A autora leu alguns dos seus poemas, como “A verdade histórica”

Ana Luísa Amaral almoçou no Restaurante Pedagógico da ESGN. Elogiou o serviço de mesa e confeção dos pratos.
Da parte de tarde, a escritora – que chegara de viagens a Itália e à Nicarágua e seguiria depois para a Califórnia - dinamizou um encontro com todos os professores do Departamento de Línguas, numa entusiasmada conversa com o professor Rafael Tormenta que começou por ler um dos poemas do seu último livro de poesia e a foi interrogando sobre diversos assuntos relacionados com a sua bibliografia.

A autora respondeu com entusiasmo a todas as perguntas que lhe foram postas, leu também alguns dos seus poemas e desenvolveu a temática da arte poética de forma bastante perspicaz e delicada.
painel de divulgação do Encontro com Ana Luísa Amaral, pelo prof. Rafael Tormenta
Como durante a semana houve vários livros da sua autoria à venda na Biblioteca Escolar, vários docentes, que os haviam adquirido, solicitaram que os autografasse.

os nossos agradecimentos

à poeta Ana Luísa Amaral
pelos belos momentos dedicados à
Poesia