quinta-feira, 17 de maio de 2012

Encontro Virtual com a escritora Mª Teresa Maia Gonzalez

 

No dia 16 de maio, pelas 10h10, decorreu, no Auditório da ESOD, o 2º Encontro Virtual, via Skype, entre a escritora Mª Teresa Maia Gonzalez e alunos dos 7º, 8º e 10º anos da ESOD.

16052012(006)

De uma forma informal, entusiasta e simpática, a autora respondeu às questões colocadas pelos alunos.

  16052012(001) 16052012(005)

16052012(013)

 

A escritora identificou o tema principal nos seus livros como sendo o amor. O amor de pais e filhos. O amor entre os amigos. Entre namorados. Entre seres humanos.
Tem preferência pela poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen e o seu livro de eleição é a Bíblia.
Neste momento, está a escrever três livros; um para a infância “O meu avô está no céu”, outro para a adolescência “Sem máscaras” e um roteiro para adultos sujeitos a cuidados paliativos.
Quando lhe perguntaram qual o motivo por que escreve acerca de temas como droga ou bullying, a autora respondeu que quer mudar o que está mal. Citou a frase "Salvar uma vida é salvar a humanidade", realçando que escreve para tentar salvar nem que seja uma vida. Para tal deve-se estar atento ao outro, escutando o silêncio interior para se conseguir entender o outro e não o deixar sozinho. Quando escreve, sente cada personagem, vive o mundo interior da personagem. Escreve a tempo inteiro. Escreve para tentar mudar o mundo, esperando que tomemos consciência da importância do outro.
Nesta linha de conduta, tem participado em ações de voluntariado, pois considera que todas as formas de solidariedade são importantes.
Quando lhe perguntaram o que achava sobre o método mais eficaz para incentivar os hábitos de leitura entre os jovens, respondeu que é o método seguido pelos professores/bibliotecários, que ensinam, que leem com os alunos nas aulas, que promovem encontros como este, entre alunos e escritores. E é também o contributo dos pais, ao lerem com os filhos. Quanto aos seus livros, referiu que são de quem os lê e que deixam de ser seus quando são lidos pelos leitores.
Em resposta à questão Porque escolheu a personagem de um pai que abandona a sua família para o livro “Cartas da Beatriz”?, a autora disse que se tratava de uma questão muito importante porque se refere ao abandono dos filhos por parte de pais divorciados. Os seres humanos abandonam outros seres humanos. Apelou à atenção ao outro, à entreajuda.
Quanto às questões sobre “A Cruz Vazia”, destacou o simbolismo aí presente, a cruz que acompanha cada um de nós, no sofrimento de cada dia. Realçou também a esperança que cresce nos afetos desenvolvidos em encontros - e em desencontros -, nomeadamente em família.

O nosso agradecimento a Maria Teresa Maia Gonzalez por mais esta sessão com livros, afetos e lições de vida num encontro enriquecedor de cada um consigo/com o outro.

Publicamos os trabalhos à volta dos livros em análise,
nos 7º e 8º anos orientados pelas professoras
Amélia Poças, Constança Sousa, Isabel Seca e Rosário Jacob,
no 10º ano pelos professores
Gisela Couto, Helena Santos, Castro Alves e Francisco Martins. 
Igualmente comentários dos alunos presentes na sessão.

~~~~~